Sobre

A dimensão estética da imagem (fixa ou em movimento) tornou-se uma questão fundamental para os estudos comunicacionais contemporâneos. Os aspectos sensíveis emanados pela experiência com as obras de arte e midiáticas evidenciam a relação indissolúvel entre a estética e o campo da experiência. Este último campo faz com que as obras requeiram uma poética e uma crítica prefiguradas no fazer ou no seu modo operativo (poética) e no avaliar ao produzir juízos (crítica). Desse modo, os elementos de produção e recepção de certos produtos simbólicos tornaram-se objeto de reflexão e interesse para um vasto campo de pesquisa que pretende compreender o modo como estas práticas são constituídas, recebidas e avaliadas sem, evidentemente, deixar de compreender o contexto em que estas operações ocorrem.

Vinculado à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PPGCCC/UFba), o grupo parte de uma vertente-chave de reflexão de problemas relativos à estética, à recepção e à crítica da imagem, subdividindo-se em três categorias principais de pesquisa:

1 – Estudos de crítica enquanto discurso avaliativo de produtos artísticos e midiáticos

2 – Estudos de recepção no cinema e no audiovisual

3- Estudos sobre a recepção da imagem fotográfica

As três frentes de pesquisa, coordenadas pelos professores Regina Gomes, Mahomed Bamba e José Mamede, respectivamente, abarcam estudos da imagem e do audiovisual, seus discursos e sua recepção. O interesse do grupo se localiza tanto na investigação da natureza estética e poética das obras imagéticas e audiovisuais quanto na atividade da crítica e da recepção que acompanham a circulação destas obras.

A primeira linha de pesquisa acolhe investigações que dizem respeito à análise e à avaliação de produtos audiovisuais, assim como aos discursos que sobre eles incidem, reconhecendo a crítica de produtos midiáticos e artísticos como elemento de investigação do alcance histórico dessas obras. A linha compreende e examina discursos acerca de obras audiovisuais, seus critérios de avaliação, sua lógica de funcionamento e seus mecanismos persuasivos, acolhendo projetos que tratam sobre textos críticos de juízos avaliativos.

Na segunda linha se incluem questões relacionadas à recepção cinematográfica e à espectorialidade, em uma perspectiva teórica que faz dialogar a semiopragmática, as teorias da enunciação, as teorias da leitura, a narratologia e a sociologia dos públicos e das obras, considerando tanto as determinações textuais quanto contextuais na compreensão da recepção cinematográfica e audiovisual. São investigados o fenômeno da transtextualidade no cinema e seu impacto naquilo que se convencionou chamar de “recepção premeditada” dos filmes, com privilégio do estudo da evolução e das funções destes componentes paratextuais, revelando uma interação entre a obra, seu “entorno” e o espectador.

Já a terceira linha reúne pesquisas que reflitem sobre a dimensão estética da fotografia levando em consideração a instância de fruição das obras e os discursos da crítica para consagrá-las.

Objetivos:

– Produzir estudos reflexivos de textos basilares sobre os modos de construção, recepção e crítica de imagens fixas e em movimento.

– Pensar a comunicação a partir de uma perspectiva estética considerando seus elementos de produção e recepção.

– Refletir sobre a dimensão estética das formas expressivas contemporâneas nos seus aspectos ligados à recepção e crítica da imagem e do audiovisual.

– Investigar instâncias de recepção (textos acadêmicos, jornalísticos e de fãs) e compreender os diferentes métodos de avaliação de obras artísticas e midiáticas empregados pelos críticos.

– Examinar o efeito dos paratextos na recepção fílmica.

– Investigar a dimensão estética e receptiva da imagem fotográfica.

– Desenvolver e apresentar projetos de pesquisa na área da imagem e do audiovisual.

– Promover a prática da pesquisa científica para alunos de pós-graduação e de graduação dos cursos de Comunicação Social da FACOM-UFBA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s